O mau uso do espaço público é mesmo um comportamento indevido e um tanto nocivo de uns poucos indivíduos para uma sociedade. Durante o passar dos anos os homens vem se organizando cada vez mais, ou pelo menos assim deveria ser, vivemos em cidades e em casas, nos bairros, avenidas e ruas, nas praças, ou melhor, vivemos em um grande espaço público, contudo a convivência deve ser embasada no respeito aos direitos e obrigações de todos os cidadãos.
Os espaços públicos não têm um dono definido, não pertencem a políticos e a nenhum individuo específico, como o seu próprio nome já o diz é publico e pertence a todos, então é dever de todos zelar e respeitar esse espaço para um convívio agradável entre seus usuários, entretanto o que temos visto recentemente no bairro é o uso indevido e abusivo desse espaço como um bem extremamente individual e lucrativo.
Foi-se o tempo em que às pracinhas eram lugares de lazer para jovens e crianças no bairro. Além da má conservação agora também temos que aturar todos os importunos causados pela estadia lucrativa e desnecessária de um bar sobre si.
Portanto, somente conseguiremos viver numa cidade e em um bairro melhor quando, o real interesse da comunidade for respeitado. Não cabe mais aceitarmos e convivermos com situações e fatos que beneficiem poucos em detrimento de muitos, pois se hoje não pensarmos de maneira coletiva, dificilmente conseguiremos transpor estes obstáculos.
Texto: Carlos Pereira
Nenhum comentário:
Postar um comentário