Em meio a tanto lixo espalhado por diversos lugares do bairro Bonfim, se torna plausível um questionamento: “ Um bairro, ou um verdadeiro lixão? “ . É sabido, que a saúde é fruto de uma soma de aspectos, ou seja, saúde não é simplesmente a ausência de doenças, mas o convívio em locais limpos e arejados, o acesso a uma boa alimentação, o acesso a saneamento básico de qualidade e alguns outros fatores que influem direta ou indiretamente para saúde de um ser humano.
A partir daí se torna necessária uma análise mais aprofundada do meio em que se vive, e dessa maneira surgem algumas interrogações que nos fazem perceber que o meio no qual habitamos é inapropriado para um desenvolvimento plenamente saudável.
“Associada à pobreza, em conjunto com outros riscos, como subnutrição e problemas de higiene, a falta de saneamento básico afeta principalmente a população de baixa renda. Em 2004, doenças relacionadas a sistemas precários de água e esgoto e a deficiências de higiene causaram a morte de mais de 1,6 milhão de pessoas em países pobres, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). A perpetuação de sistemas inadequados de esgotamento sanitário também é causadora de 88% dos óbitos por diarreias registrados no mundo – quase a totalidade deles ocorre em nações em desenvolvimento.”
Tendo como base os dados acima citados, é inteligível que nos preocupemos com questões relacionadas a saneamento básico, e um dos diversos problemas que assolam o bairro é falta de locais adequados para o depósito de lixo, é fácil encontrar calçadas ou esquinas lotadas de lixo, fruto da falta de respeito da atual gestão municipal, é coerente citar que ocorre a coleta dos resíduos gerados pelo bairro, o que é algo obrigatório ou simplesmente necessário. Mas apesar da coleta desses resíduos, ainda existe a necessidade da implementação de recipientes que possam recebe-los, para que as calçadas e demais locais utilizados para o depósito de lixo possam ser usados de maneira adequada e mais proveitosa pelos moradores do bairro.
Diante dessa situação o moradores do bairro se tornam vítimas da incoerência jornalística de uns poucos, que ao invés de questionar e buscar soluções para os problemas do bairro, se usam de fatos como esses para denegrir a imagem dos moradores e da comunidade. Infelizmente a única saída é esperar que o poder público municipal encontre uma solução simples, prática e eficaz para acabar com essa sujeirada toda, que incomoda grande parte das pessoas que compõem o bairro, e acaba por deixa-las sem opções relevantes para o descarte do lixo doméstico.
Texto: Yohan Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário